domingo, 13 de abril de 2008

Trabalho Laboratorial - Fotossíntese e produção de amido: Que relação?

Trabalho Laboratorial - Extracção e separação de pigmentos fotossintéticos

Ficha de Trabalho: Quimiossíntese e fontes hidrotermais


Ficha de trabalho: Factores que afectam a fotossíntese




Ficha de Trabalho: Experiências que permitiram compreender a fotossíntese







Ficha de Trabalho: Evolução do conceito de membrana celular











Ficha de Trabalho: Ingestão, Digestão, Absorção







Lição nº 123 e 124

14/04/2008
SUMÁRIO:
Mecanismos da fotossíntese.
Quimiossíntese.


Lição nº 122




10/04/2008 e 11/04/2008
SUMÁRIO:
Trabalho laboratorial:
Extracção e Separação de pigmentos fotossintéticos
Fotossíntese e produção de amido: que relação?




Lição nº 120 e 121

09/04/2008
SUMÁRIO:
Obtenção de matéria pelos seres autotróficos.
Experiências que permitiram compreender melhor a fotossíntese.


Powerpoint: experiências da fotossíntese.

TPC: Ficha de trabalho “Factores que afectam a fotossíntese”

Lição nº 118 e 119

07/04/2008
SUMÁRIO:
Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos.
Estudo comparativo dos sistemas digestivos da hidra, da planária, da minhoca e do Homem.


Manual virtual: Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos I e II

Obtenção de matéria em heterotróficos pluricelulares:
Digestão intracelular
Ex: hidra de água doce tem algumas células com digestão intracelular

Digestão extracelular:

Extracorporal
Ex: cogumelos, ocorre no substracto onde vivem

Intracorporal:
Ingestão, Digestão, Absorção, Egestão (Eliminação dos resíduos)

Ex: maioria dos animais, ocorre em cavidades digestivas


Evolução dos sistemas digestivos:
Sem cavidades digestivas (Esponjas)
Com cavidades digestivas:
Tubo digestivo incompleto e com cavidades gastrovasculares (Hidra e Planária)
Tubo digestivo completo (Minhoca e Homem):
Tubo digestivo progressivamente mais especializado e complexo, com glândulas anexas, adaptações a regimes alimentares diferentes, etc


Corrigir: Ficha de trabalho sobre ingestão, digestão e absorção

TPC: páginas 63 e 65

Lição nº 117

03/04/2008 e 04/04/2008
SUMÁRIO:
Correcção do TPC.
e
Visita de estudo à Faculdade de Ciências e Tecnologias no Monte da Caparica.

5ª feira:

Falar sobre as notas que tiveram e da reunião de pais

Acabar powerpoint dos transportes

Correcção do TPC página 59






No quadro esquematizar:
Obtenção de matéria em heterotróficos unicelulares eucariontes:
1º Matéria orgânica atravessa a membrana, por exemplo por endocitose
2º Digestão Intracelular ao nível de vacúolo digestivo:
a) Retículo Endoplasmático com Ribossomas produz proteínas que são enzimas
b) Complexo de Golgi amadurece essas enzimas e transfere-as para lisossomas
c) Lisossomas que contém as enzimas digestivas
d) Fusão do lisossoma com a vesícula endocítica forma o vacúolo digestivo
e) No Vacúolo Digestivo ocorrrem as reacções químicas de hidrólise que constituem a digestão, pela acção de enzimas
f) Moléculas simples com interesse podem agora sair do vacúolo digestivo e ser usadas pela célula.
g) Resíduos são eliminados por exocitose.



TPC: Ficha de trabalho sobre ingestão, digestão e absorção


6ª feira:
Visita de estudo

Lição nº 115 e 116

2/04/2008
SUMÁRIO:
Conclusão da aula anterior: powerpoint.
Ingestão, digestão e absorção.


Sobre o Angstron:
http://www.cpopular.com.br/cenarioxxi/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1390633&area=2259&authent=12B015FEAFFEDB157B1235A835DCDE

Sobre o movimento da água nas membranas:
Livro “Biologia Celular e Molecular” Páginas 93 e 94 e Livro “Animal Phisiology” Páginas 100 e 101, 121 e 122

Powerpoint sobre os Transportes Membranares:
Enviei para o e-mail
Vou tentar pô-lo no blog através de uma hiperligação.

Pedi para 5º feira:
Ficha informativa sobre ingestão, digestão e absorção.
Resolução dos exercícios do manual: páginas 59 e 63

Lição nº 113 e 114

31/03/2008
SUMÁRIO:
Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos.
Estrutura da membrana plasmática: ficha de trabalho
Movimentos transmembranares.


Ficha sobre evolução do conhecimento acerca da membrana celular

TPC para 5ª feira:
Correcção individual do teste a partir da correcção que entreguei.

PÁSCOA

Lição nº 112

13/03/2008 e 14/03/2008
SUMÁRIO:
Entrega e correcção do teste de avaliação.
Apresentação de trabalhos de aplicação pelos alunos.
Auto e hetero-avaliação.

Lição nº 110 e 111

12/03/2008
SUMÁRIO:
Teste de avaliação.

Lição nº 108 e 109

10/03/2008
SUMÁRIO:
Correcção de exercícios.

Lição nº 107

06/03/2008 e 07/0372008
SUMÁRIO:
Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos.
Trabalho laboratorial: movimento transmembranar – osmose em células vegetais.

Fizemos o relatório, em V de Gowin. Colocado em mensagem anterior.

Lição nº 105 e 106

05/03/2008
SUMÁRIO:
Resolução de exercícios de revisão.

Lição nº 103 e 104

03/03/2008
SUMÁRIO:
Conclusão do estudo dos constituintes básicos de uma célula.

Lição nº 102

28/02/2008 e 29/2/2008
SUMÁRIO:
Trabalho laboratorial: Observação microscópica de variadas células/seres vivos.


Classificação do "Relatório":

Observação directa do desempenho geral no laboratório / montagem de preparações: 0/5/10/15/20
Observação directa do desempenho no manuseamento do microscópio: 0/5/10/15/20
Esquemas: 160 (4 esquemas x 40 pontos)
Título
Legenda
Desenho
Clareza do esquema
Rigor científico
Aspecto estético

Observação 1: Filóides de musgo
Observação 2: Epiderme de túnica de cebola
Observação 3: Epitélio lingual
Observação 4: Micróbios de uma Infusão
Observação 5: Líquenes
Observação 6: Cogumelo
Observação 7: Bactérias em raízes de leguminosas
Observação 8: Esporos de musgo

Biologia e Geologia...

Ciências para o futuro!