quarta-feira, 14 de maio de 2008

Correcção dos exercícios do manual adoptado




Fichas informativas

Ficha informativa: Fermentação e Respiração

http://www.mediafire.com/?mmmymciypd5

Ficha informativa: Superfícies respiratórias

http://www.mediafire.com/?mjmldemhy3x

Lição nº 148

14/05/2008 15/05/2008
SUMÁRIO:
Resolução de exercícios de preparação para o Teste Intermédio.

Lição nº 146 e 147

14/05/2008
SUMÁRIO:
Conclusão do estudo do intercâmbio de gases nos animais.
Conclusão do V`de Gowin.

b) Traqueias como superfície respiratória:
Exemplo: insectos e outros artrópodes
As traqueias (rede de ductos no interior do corpo, ramificadas em traquíolas, que são fechadas) é a superfície de difusão dos gases respiratórios, entre o ar que circula nestes tubos e as células localizadas junto à extremidade fechada das traquíolas. A difusão é directa. Associado a seres vivos com sistemas circulatórios abertos. Não há ventilação activa.

c) Brânquias (guelras) como superfície respiratória:
Exemplo: Peixes e outros animais aquáticos como crustáceos e girinos.
Podem ser internas ou externas. Nos peixes ósseos estão cobertas pelo opérculo. Nos peixes cartilagíneos localizam-se também internamente, na região das fendas branquiais.
Nos filamentos branquiais a circulação dá-se em contracorrente, ou seja, o movimento da água ocorre no sentido contrário ao movimento do sangue nos capilares, mantendo assim um gradiente de concentração de O2 e de CO2, que favorece a difusão desses gases (O2 para o sangue e CO2 para a água). É o mecanismo que permite ultrapassar o problema da baixa oxigenação da água comparativamente com o ar.
Difusão indirecta. Hematose branquial
Ventilação: A água entra pela boca, atravessa os filamentos branquiais e sai pela fenda opercular ou fendas branquiais.

d) Pulmões como superfície respiratória:
Exemplo: vertebrados terrestres
Difusão indirecta. Hematose pulmonar (ou alveolar)
Anfíbios: Pulmões simples, com superfície interna pouco “dobrada”. Em simultâneo à hematose cutânea.
Répteis: Pulmões mais desenvolvidos, com a membrana alveolar mais “dobrada” (invaginada)
Mamíferos: Pulmões com uma superfície alveolar muito maior e muito vascularizada (milhões de alvéolos pulmonares). Ventilação: cada ciclo de inspiração e expiração põe e tira o ar do sistema quase completamente. O movimento do ar no sistema é bidireccional.
Aves: O movimento do ar no sistema é unidireccional – atravessa a traqueia, depois os sacos aéreos posteriores, depois os pulmões (onde se dá a hematose pulmonar) e depois os sacos aéreos anteriores; favorecendo a difusão nos pulmões por não haver ar residual. São necessários dois ciclos ventilatórios para que o ar percorra completamente todo o sistema. Nos pulmões a hematose também ocorre em mecanismo de contracorrente entre o ar e o sangue, ao nível de finos canais.

Fizemos os esquemas.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Lição nº 144 e 145

13/05/2008
SUMÁRIO:
Intercâmbio de gases nos seres multicelulares.

Correcção da ficha de trabalho da página 134.

Comparação da respiração com a fotossíntese, fazendo uma tabela que evidencie que são processos complementares no funcionamento dos ecossistemas. Concluir sobre as reacções gerais da fotossíntese e da respiração aeróbia, constantando que são inversas.

Intercâmbio de gases nos seres multicelulares:

1) Plantas
Trocas gasosas com o meio:
Estomas nas folhas
Mas também lentículas nos caules e difusão nas raízes.

2) Animais
* Sem sistema respiratório diferenciado: Animais aquáticos simples
Difusão directa entre as células e a água que os rodeia e que entra para as cavidades vasculares. Conceito de difusão directa.

* Com sistema respiratório:
É preciso uma superfície respiratória, onde ocorra difusão de O2 e de CO2, em sentidos contrários: membrana fina, muito permeável, de grande área, humedecida.

a) Tegumento como superfície respiratória (sem sistema respiratório ou sistema respiratório pouco diferenciado)

Exemplo: minhoca, alguns peixes e alguns anfíbios (que têm também outra tipo de superfícies respiratórias)

O tegumento (revestimento exterior do corpo) é a superfície de difusão dos gases respiratórios. É muito vascularizada para ser mais eficiente. Hematose cutânea.
A difusão é indirecta. Conceito de difusão indirecta.



Continuámos com a elaboração do V`de gowin: Juízos cognitivos.

Lição nº 142 e 143

12/05/2008
SUMÁRIO:
Respiração celular.
Continuação do trabalho prático da aula laboratorial anterior.

Escrevemos os processos da Respiração Aeróbia no quadro:

- Glicólise
- Formação da Acetil coenzima A
- Ciclo de Krebs
- Cadeia respiratória (Fosforilação Oxidativa)

Fizemos o balanço do rendimento energético da respiração aeróbia e comparámos com a fermentação.

Respiração anaeróbia:
Ocorrem os mesmos passos que na respiração aeróbia, mas o aceitador final de electrões não é o O2 mas sim outra molécula, como por exemplo o NO3, e deste modo não se forma água mas sim outro composto.

Tirámos os resultados do trabalho laboratorial.

Lição nº 141

08/05/2008 e 09/05/2008
SUMÁRIO:
Trabalho laboratorial: Que processos catabólicos usam as leveduras?

Fizemos V`de gowin.

Lição nº 139 e 140

07/05/2008
SUMÁRIO:
Fermentação alcoólica e fermentação láctica.
Ficha de trabalho: fermentação.

Escrevemos no quadro:
Processos da fermentação alcoólica e da fermentação láctica.

Comparámos os processos e fizemos a ficha de trabalho do manual.

Avaliei cadernos e esta ficha de trabalho.

Lição nº 137 e 138

05/05/2008
SUMÁRIO:
Entrega e correcção do teste de avaliação.
Início do estudo do módulo: Transformação e utilização de energia pelos seres vivos.

Sangue e linfa: Funções e constituição (usando o quadro)

Anolamias do sistema circulatório humano e Tecnologias usadas na sua correcção

Utilização dos materiais que chegam à célula:

Conceito de metabolismo, de catabolismo e de anabolismo.

Comparação dos processos catabólicos em aerobiose e em anaerobiose

Sites sobre a matéria Módulo III

Fermentação / respiração /fotossíntese:
http://curlygirl.naturlink.pt/energia.htm

Processo respiratório:
http://highered.mcgraw-hill.com/olc/dl/120071/bio11.swf

Respiração:
http://www.science.smith.edu/departments/Biology/Bio231/glycolysis.html
http://www.science.smith.edu/departments/Biology/Bio231/krebs.html
http://www.science.smith.edu/departments/Biology/Bio231/etc.html




Trocas gasosas:
http://highered.mcgraw-hill.com/olcweb/cgi/pluginpop.cgi?it=swf::535::535::/sites/dl/free/0072437316/120106/anim0035.swf::Changes%20in%20the%20Partial%20Pressures%20of%20Oxygen%20and%20Carbon%20Dioxide

Sistema respiratório:
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=AP15104

Sites sobre a matéria Módulo II

Transporte da seiva elaborada:

http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/plants/sucrose.htm

Funcionamento dos estomas:

http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/plants/stoma.htm

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Módulo III Transformação de energia nos seres vivos - Manual da ASA Editores de Óscar Oliveira, Elsa Ribeiro e João Carlos Silva




EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Módulo III Transformação de energia nos seres vivos - Manual da ASA Editores de Óscar Oliveira, Elsa Ribeiro e João Carlos Silva




EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Módulo II: distribuição de matéria nos seres vivos - Manual da ASA Editores de Óscar Oliveira, Elsa Ribeiro e João Carlos Silva





download dos exames para respondermos na aula

http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=9&fileName=BG11_12_t2_ec_V1.pdf

http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=9&fileName=BG11_12_t1_ec_V1.pdf

http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=81&fileName=biologia_e_geologia702_pcf1_07_v1.pdf

http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=81&fileName=biologia_e_geologia702_pcf2_07_v1.pdf

Biologia e Geologia...

Ciências para o futuro!